Projeto Educativo

É a cultura que dá amplidão ao pensamento.

Prof. Doutor Amadeu Andrés

A Escola Selecta Professor Doutor Amadeu Andrés elaborou um projeto educativo inspirado em valores que procura transmitir aos seus alunos. Na base deste seu objectivo estão o culto pela família, o respeito pelo próximo e uma opção pedagógica para que, as nossas crianças, venham a ser cidadãos íntegros ao serviço da sociedade.

Objetivos Gerais:

• Motivar os alunos para uma aprendizagem permanente e prepará-los para o desempenho de atividades socialmente úteis e, bem assim para o exercício de atos de cidadania.
  • Assegurar uma verdadeira educação básica, tendo em conta os interesses e as diferenças dos alunos no seu contexto social e cultural.
  • Desenvolver a criatividade, o espírito de iniciativa e de entreajuda dos jovens, através de trabalhos de cooperação.
  • Criar espaços e tempos para a participação dos alunos em processos de tomada de decisão, bem como na discussão coletiva de temas pertinentes da atualidade.
  • Dar intencionalidade cultural a todo o trabalho desenvolvido na Escola.
  • Promover a participação ativa dos diferentes intervenientes do processo educativo na implementação do Projeto Educativo da Escola.
  • Sensibilizar as diversas entidades públicas, privadas e organizações não governamentais relacionadas com aspetos da educação para apoiarem e colaborarem no Projeto Educativo.
  • Mobilizar a Comunidade Educativa para o papel da família na educação dos seus filhos.
  • Sensibilizar e criar interesses, nos diferentes intervenientes no processo educativo sobre o tema “Educação para a Cidadania”.
  • Motivar os professores para o desenvolvimento de projetos de investigação/ação.
  • Sensibilizar a Comunidade Educativa para o uso das novas tecnologias.
  • Desenvolver esforços tendentes à melhoria das condições de trabalho, nomeadamente no que se refere às instalações e equipamentos escolares.